A manutenção de elevadores do condomínio é um dos principais itens nas despesas ordinárias de qualquer edifício, pois se trata da segurança de todos os condôminos. Existem várias empresas especializadas na manutenção dos elevadores e, por sua importância, elas devem ser escolhidas com o máximo cuidado possível, procurando sempre informações e referências.
Geralmente, na assembleia geral ordinária do condomínio, o síndico deve apresentar aos condôminos presentes orçamentos de, no mínimo, três empresas de manutenção de elevadores. O mais recomendado é que a escolha seja pela empresa especializada na mesma marca do equipamento. Neste momento, não é muito recomendável levar em consideração a economia, pois se trata essencialmente da segurança de todos os moradores.
Manter a segurança e bom desempenho do elevador deve ser uma ação preditiva. É por isso que precisamos estar atentos a manutenção, que deve ser iniciada sempre pela casa de máquinas, geralmente situada no último andar dos edifícios. Esta sala deve estar sempre fechada e com acesso restrito aos funcionários da mantenedora. É lá que se encontra tudo que um técnico precisa para verificar o funcionamento dos elevadores.
Após todos estes procedimentos, que levam em média quatro horas para execução, o técnico deve elaborar um relatório minucioso dos serviços efetuados, entregando uma cópia ao síndico.
Além da manutenção adequada, se todos os condôminos tomarem alguns cuidados com o elevador, seu desempenho será sempre o melhor possível.
Uma boa ideia pode ser orientar os moradores sobre algumas dicas quanto ao uso do elevador, principalmente em condomínios com muitas crianças, que podem aproveitar os elevadores como brinquedos.
Fonte: Tudo Condo